Bem Vindo

O Prêmio Master Imobiliário, criado em 1994 pela Fiabci-Brasil (Capítulo Brasileiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), foi inspirado nos conceitos e critérios do Prix d'Excellence, entregue pela FIABCI Mundial durante seu Congresso anual e considerado como uma das mais importantes premiações internacionais do setor imobiliário.

A cada edição, seus realizadores - a Fiabci-Brasil e o Secovi-SP - tem como objetivo reconhecer e estimular a excelência profissional no setor imobiliário brasileiro, premiando e divulgando anualmente o desempenho das empresas e dos profissionais que mais se distinguem, de acordo com as escolhas efetuadas por uma comissão julgadora composta por especialistas, promovendo, assim, o aprimoramento e a modernização do setor.

Para a 25ª edição do Prêmio Master Imobiliário, o evento contou com o patrocínio Diamante dos grupos empresariais Atlas Schindler, Bradesco, Comgás, Estadão e Bandeirantes e apoio sustentável do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações).

Notícias Notícias

Contemplados

Hubert Gebara
Hors-Concours

Case: Hubert Gebara - Confiança, a palavra mestra na trajetória de um lider

Localização: São Paulo - SP

Justificativa: Nesta edição 2019 do Prêmio Master Imobiliário, FIABCI-BRASIL e Secovi-SP prestam homenagem a um líder nato, cuja trajetória na administração de condomínios e imóveis contribuiu decisivamente para que o segmento alcançasse expressão e transformasse o que antes era uma atividade acessória em um serviço indispensável e prioritário, de alta relevância econômica dentro da indústria imobiliária do País.

1º Four Seasons Hotel and Private Residences do Brasil

Case: 1º Four Seasons Hotel and Private Residences do Brasil

Categoria: Empreendimento - Residencial e Comercial

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Iron House Empreendimentos

Justificativa: Empreendimento de uso misto que reúne hotelaria e unidades residenciais, o Four Seasons foi desenvolvido dentro do complexo multiuso denominado Parque da Cidade, localizado entre a Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros) e a Avenida Dr. Chucri Zaidan, zona sul da cidade de São Paulo. Ao conceituar e desenvolver uma torre única que mescla dois usos distintos e tem área total construída de 68.821 m², a Iron House realizou um excepcional programa de produto, que resultou em projeto arquitetônico de padrão superior. Além da sinergia gerada pelo compartilhamento dos serviços hoteleiros, merecem destaque o paisagismo, o design de interiores, as obras de arte e os cuidados com a sustentabilidade do edifício.

Amadis Condomínio Clube

Case: Amadis Condomínio Clube

Categoria: Profissional - Sustentabilidade

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Tarjab Incorporadora

Justificativa: No bairro do Ipiranga, em São Paulo, a Tarjab desenvolveu o Amadis, residencial enquadrado no Programa Minha Casa, Minha Vida. Comercializado nos dois primeiros meses de 2019, tem projeto com 177 unidades, distribuídas em 22 pavimentos. Embora a marca de comercialização seja significativa e de sucesso, o produto ainda merece destaque pelas práticas de sustentabilidade adotadas, que resultaram na Certificação Acqua Social. Diferenciais nas práticas de construção contemplam a avaliação de impacto na vizinhança, sistemas construtivos, canteiro de obras, manutenção, consumos, conforto e a qualidade nos espaços. Ao atender todos os quesitos exigidos pela certificação, além das disposições da Norma de Desempenho, o Amadis inova e incentiva a qualificação da indústria imobiliária.

Autoral: um novo significado de morar

Case: Autoral: um novo significado de morar

Categoria: Empreendimento - Residencial

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Tegra Incorporadora

Justificativa: Autoral Perdizes é o residencial desenvolvido pela Tegra, na zona oeste da cidade de São Paulo, traduzido por três torres interconectadas que contemplam 108 unidades: 96 apartamentos e 12 casas especiais. Em um terreno com mais de 6 mil m², com topografia acidentada e limite de gabarito da legislação local que impunham desafios consideráveis, o projeto ousou ao desafiar os esquemas tradicionais de implantação de empreendimentos e propor um formato diferenciado para o produto. A mescla entre apartamentos e casas verticais, em composição única, gerou uma fachada atípica que, em sintonia com o projeto de paisagismo, valorizou o empreendimento e contribuiu para qualificar o ambiente construído da região.

Avenues:  Construção para formação do futuro

Case: Avenues: Construção para formação do futuro

Categoria: Profissional - Retrofit

Localização: São Paulo - SP

Empresa: HTB

Justificativa: A unidade da Avenues em São Paulo, no Real Parque, zona sul da cidade, foi realizada pelo retrofit de um edifício comercial construído nos anos 1990, cuja adequação para os novos conceitos das mais avançadas unidades educacionais foi extremamente bem realizada por uma qualificada equipe multidisciplinar. Conjugado a uma nova edificação, os resultados são amplos espaços livres, ambientes cuidadosamente planejados, volumes diferenciados, variedade dos materiais de acabamento e qualidade do ambiente construído, que cumprem a função mercadológica e vão além, destacando a estética do edifício no horizonte do bairro e fazendo da nova sede da Avenues uma referência na readequação de edificações na capital paulista.

CASA MELHORAMENTOS

Case: CASA MELHORAMENTOS

Categoria: Empreendimento - Retrofit Comercial e Cultural

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Alfa Realty / Companhia Melhoramentos de São Paulo / LOCK ENGENHARIA / Studio Guilherme Torres

Justificativa: Em um terreno de 2.677 m², desmembrado de uma área de 11.422 m², foi feito o retrofit do prédio da Cia. Melhoramentos, tombado pela importância histórica da urbanização do bairro industrial da Lapa. Com 10.032 m² de área construída, ele renasce como Casa Melhoramentos, um centro de múltiplas atividades culturais, com espaços para exposições e eventos, além de áreas para locação comercial. A transformação de uso e o restauro foram possíveis graças ao projeto de arquitetura inovador e de complexos desafios de engenharia. O espaço cultural e comercial colabora com a requalificação da região e o reposicionamento da marca da empresa, que mantém, no local, seu escritório administrativo.

COMPLEXO JÚLIO PRESTES I: 914 MORADIAS NO CENTRO

Case: COMPLEXO JÚLIO PRESTES I: 914 MORADIAS NO CENTRO

Categoria: Empreendimento - Parceria Público Privada

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Canopus Holding S/A / Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo

Justificativa: Primeira Parceria Público-Privada habitacional do Brasil, o complexo contempla 1.202 apartamentos – área total construída de 95.365 m² – distribuídos em sete torres de Habitação de Interesse Social e uma torre de Habitação de Mercado Popular. Imóveis de 1 dormitório têm área útil de 34 m²; os de 2 dormitórios variam de 44 m² a 49 m²; e os de 3 dormitórios têm 52 m². Há, ainda, um centro comercial para 66 lojas e um supermercado de 900 m². Modelo de requalificação no centro de São Paulo, a contrapartida inclui a construção da nova Praça Júlio Prestes, de um anfiteatro com cinco mil lugares, da Escola de Música Tom Jobim, de uma creche municipal, e reforma do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Concórdia Corporate

Case: Maior torre em estrutura metálica do Brasil

Categoria: Empreendimento - Comercial

Localização: Nova Lima - MG

Empresa: Concórdia Corporate

Justificativa: Concórdia Corporate é o empreendimento comercial de grande porte, situado no Vale do Sereno, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Com área construída de quase 60 mil m² distribuídos em 44 pavimentos, o edifício de formas elegantes se destaca na paisagem urbana da região. O programa do produto harmonizou uma arquitetura contemporânea de forte impacto visual, com espaços internos bem dimensionados, infraestrutura adequada para escritórios de padrão superior, espaços destinados a lojas, auditório e restaurante. O pórtico do térreo, o paisagismo e os espelhos d’água complementam a composição visual do empreendimento de características singulares, que possui certificação de sustentabilidade.

Condomínio de Terrenos

Case: Condomínio de Terrenos

Categoria: Profissional - Literatura

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Luis Paulo Germanos

Justificativa: Trata-se de uma obra jurídica de vulto, que compatibiliza os institutos do condomínio edilício e do parcelamento do solo, conferindo uma roupagem mais formal ao condomínio de lotes, no sentido de sua possibilidade de existência e conveniência de implantação, tendo em vista que a matéria foi, durante décadas, cercada de enorme controvérsia. A obra também respaldou decisão da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo que, em parecer publicado em 2016, ressaltou a necessidade da publicação de lei específica para regrar essa modalidade condominial. Em julho de 2017, foi promulgada a Lei Federal nº 13.465, a qual consagrou o marco regulatório que inseriu o condomínio de lotes no texto do Código Civil.

DUO JK: INOVAÇÃO NA FORMA DE MORAR

Case: DUO JK: INOVAÇÃO NA FORMA DE MORAR

Categoria: Empreendimento - Residencial e Comercial

Localização: São José do Rio Preto - SP

Empresa: TARRAF

Justificativa: Após a realização de pesquisa de mercado que apontou excesso de oferta de salas comerciais e falta de apartamentos para os públicos single e de pequenas famílias, em São José do Rio Preto, a Tarraf lançou o Duo JK, mixed-use pioneiro na região. Com duas torres residenciais integradas a um charmoso centro gastronômico em forma de praça, ele ocupa um terreno de 7.200 m² na Av. Juscelino Kubitschek. A torre Sky, com 320 apartamentos de 33 m² de área útil, é destinada ao público single; e a Space tem 119 apartamentos com metragens de 50 m² a 116 m². O empreendimento oferece lazer e comodidades, incluindo a praça que é aberta ao público externo, abriga um auditório e seis restaurantes de culinária variada.

FASANO ITAIM

Case: FASANO ITAIM

Categoria: Profissional - Soluções Arquitetônicas

Localização: São Paulo - SP

Empresa: EVEN

Justificativa: Em um terreno de 4.175,00 m², que une as Ruas Pedroso Alvarenga, Galeno Revoredo e Anacetuba, no Itaim Bibi, em São Paulo, serão erguidos um hotel com a bandeira Fasano e uma imponente torre residencial com 40 pavimentos e vista deslumbrante. O projeto explora o conceito de uso misto da Lei de Zoneamento da cidade, e oferece ao público espaços abertos no térreo. O residencial de 38 andares terá dois apartamentos por andar, totalizando 68 unidades tipo com 288 m² cada, e duas coberturas dúplex, com 493 m² cada. Vista privilegiada, SPA e área de lazer no quarto pavimento a 18 metros do nível da calçada são alguns diferenciais. O hotel terá 15 andares e 202 unidades - 84 estúdios de 28 m² e 118 unidades de 28 m² a 186 m².

Fundo de Investimento Imobiliário Direcional

Case: Fundo de Investimento Imobiliário Direcional

Categoria: Profissional - Econômico - Financeira

Localização: Belo Horizonte - MG

Empresa: Direcional Engenharia

Justificativa: Ao mudar a gestão de negócios para o mercado popular, a Direcional teve de solucionar o problema de estoque de unidades prontas, que somavam R$ 700 milhões e estavam distribuídas em 11 empreendimentos de padrão médio e médio alto nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. A solução foi criar um Fundo de Investimento Imobiliário (FII), lançado em agosto de 2018, e voltado à comercialização em bloco de R$ 400 milhões do estoque, por um preço atraente para os investidores. Estruturado e coordenado pela XP Investimentos, o FII foi um sucesso. Comercializado em três meses, gerou R$ 250 milhões em receita e elevou em 46% as ações da empresa entre julho de 2018 e março de 2019, ante os 23% do índice Ibovespa.

HBR Corporate Tower: novas possibilidades

Case: HBR Corporate Tower: novas possibilidades

Categoria: Empreendimento - Comercial

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Helbor / HBR Realty / Toledo Ferrari

Justificativa: Prédio comercial padrão Triple A, com certificação LEED e alta tecnologia de operação, é composto de torre única, com 19 pavimentos. O empreendimento têm 10.695 m² de área privativa, 12.360 m² de área locável, 22.792 m² de área construída, 364 vagas de garagem e heliponto. Foi implantado em terreno de 3.976 m², situado em uma das regiões mais emblemáticas da cidade: esquina da Avenida Faria Lima com a Rua Profº Atílio Innocenti. A HBR e a Toledo Ferrari, percebendo que nos últimos dois anos a demanda por escritórios flexíveis tipo coworking ampliou-se significativamente, uniu-se à empresa WeWork, uma das maiores corporações mundiais de espaços coworking, o que fez com que o complexo fosse totalmente alugado e gerenciado neste modelo inovador.

Helbor Wide São Paulo: mais um sucesso de vendas

Case: Helbor Wide São Paulo: mais um sucesso de vendas

Categoria: Profissional - Comercialização

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Helbor / MPD Engenharia / HBR Realty

Justificativa: Primeiro projeto imobiliário aprovado na Avenida Rebouças com base na Lei de Zoneamento de São Paulo, de 2016. Em um terreno de 4.685 m², com frente para as Ruas Capitão Antônio Rosa e Dante Carraro, e a 250 metros de distância do Metrô, surgiu o mixed-use de 40.992 m² de área construída e entrega prevista para 2021. Lançado em 2017, o prédio de 22 andares, com térreo e quatro subsolos, 339 unidades, cinco tipos de plantas e metragens de 29 m² a 130 m², contou com campanha de marketing eficiente e adequada, que resultou em 100% de vendas. O complexo tem, ainda, um mall de 11 lojas no térreo, quatro salas de cinema e um hotel de categoria internacional, que inaugura a bandeira Hilton Garden Inn no Brasil.

Lab Habitação – Inovação e Moradia com Dignidade

Case: Lab Habitação – Inovação e Moradia com Dignidade

Categoria: Profissional - Inovação

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Instituto Vedacit / Gerdau

Justificativa: O Lab Habitação, desenvolvido pela Otto Baumgart e parceiros, é um programa de aceleração de negócios e soluções habitacionais para o aprimoramento e qualificação das atividades das empresas que operam no segmento de habitação de menor renda, em diferentes eixos, como acesso à moradia de qualidade, reformas habitacionais, água e saneamento, gestão de condomínios, energia, infraestrutura e inovação, e outros. As empresas participantes selecionadas estão entre as que se voltam a programas estruturados e têm por objetivo a qualificação e a formação de uma geração identificada com a melhoria da qualidade das habitações e na forma de morar no Brasil. Por promover e realizar um projeto que contribui para melhoria da condição primária da cidadania – a habitação de qualidade –, o Laboratório da Habitação é Master Imobiliário.

Nova sede iFood

Case: Nova sede iFood

Categoria: Profissional - Retrofit

Localização: Osasco - SP

Empresa: IT’S Informov

Justificativa: O escritório ITS concebeu e desenvolveu o retrofit de dois antigos edifícios comerciais para abrigar a nova sede da IFood, em Osasco/SP. O conceito do retrofit foi inspirado na arquitetura comercial dos anos 1960 e 1970, utilizando-se marquises, espaços abertos e curvas diversas. Os ambientes internos foram desenhados para gerar o máximo de conforto e funcionalidade, com elegantes espaços destinados não somente ao trabalho, mas ao convívio e à socialização. Além do projeto arquitetônico, a ambientação dos espaços, o trabalho de design de interiores e o projeto de paisagismo reproduzem o clima de época do produto original. Dimensionamento de espaços, reaproveitamento de materiais e sustentabilidade fazem da nova sede da IFood, um excelente exemplo de recuperação do ambiente construído.

Passeio Corporate e o Flight-to-Quality

Case: Passeio Corporate e o Flight-to-Quality

Categoria: Profissional - Comercialização

Localização: Rio de Janeiro - RJ

Empresa: BR PROPERTIES

Justificativa: O case trata da aquisição e posterior locação do Passeio Corporate, integrado por três torres comerciais de 17 andares, interligadas no térreo por um mall de serviços e comércio, que também funciona como fruição pública. Pelo estudo de prospecção, e com base na estratégia de capturar as movimentações de flight-to-quality, que enfatizou a vantagem de um Triple A no centro do Rio de Janeiro, por um preço convidativo, a empresa locou a quase totalidade das torres, acessadas de forma independente pelas Ruas do Passeio, das Marrecas e Evaristo da Veiga. Com área total construída dos escritórios de 73.783 m² e a do mall de 4.592 m², o empreendimento possui certificação LEED e dele também faz parte o Teatro Riachuelo, totalmente reformado pelos empreendedores.

SAN SEBASTIÁN: O Novo Ícone do Litoral de São Paulo

Case: SAN SEBASTIÁN: O Novo Ícone do Litoral de São Paulo

Categoria: Empreendimento - Residencial e Comercial

Localização: Riviera de São Lourenço - SP

Empresa: SABEL INCORPORADORA / PRAIAS PAULISTAS

Justificativa: Na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, foi desenvolvido o San Sebastian, um Residence Service localizado no principal acesso do bairro para a praia de São Lourenço. A excepcionalidade do terreno e a necessidade de explorar ao máximo a bela composição de praia, mar e serra do entorno geraram desafios superlativos na implantação do empreendimento. O projeto final resultou em duas torres justapostas que, além de garantir a tão necessária amplitude visual para as unidades, proporcionou uma correta independência nos fluxos de circulação entre as diferentes atividades do pavimento térreo. Os cuidados com o paisagismo e com o design de interiores contribuíram para tornar o produto uma referência na indústria hoteleira do litoral norte de São Paulo.

Stillo: nova estratégia no segmento 2 dormitórios

Case: Stillo: nova estratégia no segmento 2 dormitórios

Categoria: Profissional - Marketing/Desenvolvimento de Produto

Localização: Santo André - SP

Empresa: CONSTRUTORA PATRIANI

Justificativa: Ao constatar a diminuição, nas últimas décadas, das metragens dos apartamentos de dois dormitórios, a Patriani apostou na direção contrária. Mantendo o mesmo padrão de seus empreendimentos, desenvolveu produto diferenciado e dirigido a clientes que buscam unidades de dois dormitórios, sem abrir mão do conforto das metragens maiores. Assim nasceu o Stillo, torre única de 54 unidades, com plantas de 181m² e duas suítes – uma delas master, com 60 m². Localizado no bairro Campestre, em Santo André, o empreendimento tem 27 pavimentos tipo, três subsolos e térreo com ambientes de lazer e utilidades comuns. Foi totalmente vendido em 29 dias, confirmando o correto desenvolvimento do produto e do marketing de vendas.

TEK Nações Unidas: Tecnologia, Criatividade e Sucesso

Case: TEK Nações Unidas: Tecnologia, Criatividade e Sucesso

Categoria: Empreendimento - Comercial

Localização: São Paulo - SP

Empresa: AK REALTY / Rocontec Rocha Construção e Tecnologia

Justificativa: Edifício comercial Triple A, com certificação LEED, implantado em um terreno de 6.100 m², inserido na Operação Urbana Água Espraiada e localizado à Rua Francisco Tramontano, entre a Ponte Estaiada e a Ponte do Morumbi, em São Paulo, porém do lado menos desenvolvido do Rio Pinheiros. Com quatro sobressolos, o empreendimento tem espaço térreo com pé direito triplo e 24 pavimentos tipo, com lajes de 1.200 m², nove elevadores, heliponto, totalizando 46 mil m² de área construída. Escorado em uma fachada impactante, e contando com a mais alta tecnologia de operação e segurança, o empreendimento conseguiu superar as limitações de sua localização e foi inteiramente locado a uma empresa da área de Saúde.

Viva Benx

Case: Viva Benx

Categoria: Profissional - Oportunidade Estratégica

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Benx Empreendimentos Imobiliários

Justificativa: O case prioriza a filosofia de atuação da Benx Empreendimentos Imobiliários, empresa pioneira em levar para regiões mais centrais de São Paulo empreendimentos compatíveis com as premissas do programa Minha Casa, Minha Vida, geralmente lançados pelo mercado nas periferias. Localizados nos bairros do Cambuci, Vila Leopoldina, Mooca, Vila Mascote, Jardim Marajoara e Nações Unidas, os edifícios da Benx têm padrão superior ao que se oferecia, até então, no segmento econômico, com unidades de apartamentos de 34 m². Além de sustentáveis e de contarem com equipamentos de lazer, os condomínios estão situados em áreas com ampla oferta de transporte público, permitindo o fácil deslocamento de seus moradores pela cidade.

Galeria

Prix d’Excellence

2018 - EZ TOWERS (SP)

2014 - Vila dos Corais (PE)

2014 - Centro Empresarial Senado (RJ)

2013 - Condomínio West Whales (SP)

2013 - Edifício Galeria (RJ)

2011 - JK (SP)

2010 - Programa de Urbanização de Favelas (SP)

2009 - Terra Nova Garden Village

  • Realização
  • FIABCI-BRASIL
  • SECOVI-SP