Bem Vindo

O Prêmio Master Imobiliário, criado em 1994 pela Fiabci-Brasil (Capítulo Brasileiro da Federação Internacional Imobiliária) e o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), foi inspirado nos conceitos e critérios do Prix d'Excellence, entregue pela FIABCI Mundial durante seu Congresso anual e considerado como uma das mais importantes premiações internacionais do setor imobiliário.

A cada edição, seus realizadores - a Fiabci-Brasil e o Secovi-SP - tem como objetivo reconhecer e estimular a excelência profissional no setor imobiliário brasileiro, premiando e divulgando anualmente o desempenho das empresas e dos profissionais que mais se distinguem, de acordo com as escolhas efetuadas por uma comissão julgadora composta por especialistas, promovendo, assim, o aprimoramento e a modernização do setor.

Para a 28ª edição do Prêmio Master Imobiliário, o evento contou com o patrocínio Diamante dos grupos empresariais Atlas Schindler, Bradesco, Comgás, Estadão e Grupo Bandeirantes.

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Contemplados

Allianz Parque

Case: Allianz Parque

Categoria: Profissional - Soluções Arquitetônicas

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Edo Rocha Arquiteturas

Justificativa: A Edo Rocha apresenta o projeto do Allianz Parque e vence o Master Imobiliário com essa arena que virou ícone na cidade de São Paulo. O caminho para a transformação do estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras ou Palestra Itália Palmeiras, como também é conhecido, foi aberto em 2008, com a cessão do uso de superfície do terreno para exploração de terceiros, e, após dois anos, com a assinatura de contrato entre Palmeiras e a empresa responsável pela reforma, e com a Edo Rocha assinando o projeto de modernização do estádio. Destinada à realização de jogos de futebol, shows e eventos corporativos e de entretenimento, a arena exigiu acústica eficaz. Da antiga estrutura, sobraram o terreno, o formato de ferradura e algumas edificações para o setor administrativo e práticas esportivas. O estádio foi todo remodelado, originando a mais moderna arena multiuso do país, concebida por projeto sustentável e dentro dos protocolos do Green Building Council. Com 166.414,93 m² de área construída, destaque à marcante fachada em aço inox perfurado de efeito “optical art” em forma de ninho, que garante aproveitamento da ventilação e da iluminação natural, e que se une à cobertura de telhas de aço perfuradas e zipadas com lã de rocha que isolam ruídos. A obra de R$ 630 milhões destacou-se pela iniciativa social de alfabetizar os operários, tornar amigável a relação da obra com os vizinhos e a torcida, prezar pela acessibilidade e pelo reúso de 20 mil m³ de concreto e 4 mil toneladas de aço, dentre outras medidas que garantiram a certificação LEED.

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Arena Kazzas Itaquera - Em pré-eleição, 100% vendido

Case: Arena Kazzas Itaquera - Em pré-eleição, 100% vendido

Categoria: Profissional - Comercialização

Localização: São Paulo - SP

Empresa: KAZZAS Incorporadora

Justificativa: Em um terreno de 5.709,76 m², com localização privilegiada - ao lado do Shopping Metrô Itaquera, em frente à Arena Corinthians e a alguns metros do Metrô Corinthians Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, surge o Arena Kazzas Itaquera, no programa Casa Verde Amarela, agora Minha Casa, Minha Vida. São duas torres de 22 andares e uma de 23 andares, com e sem varanda e garagem, que contemplam 739 unidades de 38 m² a 42 m², com 2 dormitórios, além de áreas sociais e de lazer comparáveis a produtos de médio e alto padrão. O projeto traz diferenciais como infraestrutura para ar-condicionado nas áreas comuns (portaria, fitness e salão de festas); previsão para aquecedor de passagem na área de serviço das unidades; tomada USB nos dormitórios, entre outros. Em sustentabilidade, destaque para reúso de água, aproveitamento de água de chuva, bacias sanitárias inteligentes, elevadores de alta performance, reaproveitamento de resíduos cimentícios nas obras, temporizador de torneiras nas áreas comuns, e placas fotovoltaicas para economia de energia, entre outras soluções. Com marketing expressivo, agregou 1.300 corretores e teve mais de 4.500 visitas de clientes no estande de 330 m². Lançado no final de setembro de 2022, em meio à eleição presidencial no país e à Copa do Mundo, o empreendimento obteve enorme sucesso, com 100% de suas unidades vendidas em 55 dias. Com preços médios de R$ 6.000,00/m² nas unidades sem vagas na garagem e de R$ 8.750,00/m² nas unidades com vagas, atingiu VGV (Valor Geral de Venda) de R$ 205.135.000,00.

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Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Case: Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Categoria: Empreendimento - Ensino e Pesquisa

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Racional Engenharia

Justificativa: A Racional é premiada pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, referência no setor de saúde no país, localizado no Morumbi, em São Paulo. O aporte de R$ 700 milhões faz jus ao empreendimento LEED Gold, que tem projeto de alta complexidade com elevados padrões de qualidade e nível de exigência internacional. Com 44 mil m² de área construída, o edifício conta com 8 pavimentos - 5 dedicados ao ensino e pesquisa e 3 subsolos de estacionamento. O projeto toma proveito da topografia e se divide em duas alas - uma dedicada à pesquisa, outra ao ensino – conectadas por um átrio e um jardim central com árvores e vegetação da Mata Atlântica. Distribuindo as alas de pesquisa e ensino, salas de aula, cafeteria, biblioteca, escritórios, auditórios, laboratórios multiplataforma, salas limpas de biossegurança nível 2, entre outros espaços, o projeto é organizado ao longo de desníveis em torno do átrio e do jardim. Destaque à abóbada de 3.800 m² em vidros de baixo reflexo, proteção solar em lâmina de prata, pintura cerâmica pontilhada e plástico micro perfurado, que sorve luz solar, calor e som, e aos sistemas inteligentes por IoT (Internet das coisas) que controlam umidade, temperatura, ar-condicionado, segurança, sistema contra incêndio, entre outros itens. Já a fachada contínua de vidro de altura total oferece iluminação natural às áreas protegidas por saliências e brises na diagonal ou horizontal conforme o sol, criados no Brasil em enzima plástica mineral.

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Cidade Opus

Case: Cidade Opus

Categoria: Profissional - Produto Imobiliário

Localização: Goiânia - GO

Empresa: Opus Incorporadora

Justificativa: Dona do maior PIB (Produto Interno Bruto) entre as capitais do Centro Oeste, e conhecida como a metrópole do agronegócio, Goiânia também tem o maior quantitativo de árvores em vias públicas do Brasil. Com estas e outras inúmeras qualidades, a cidade recebe o único mixed-use do país projetado para as certificações internacionais EDGE e FITWEL. Trata-se do Cidade Opus, que une lazer, moradia, trabalho, comércio e gentileza urbana, e foi criado pela Opus incorporadora. A começar pelo “Corporate Center”, tudo foi norteado pelo compromisso da empresa com as melhores práticas sustentáveis. Com volumetria imponente e alta tecnologia, a torre Triple A traz luxo, vidro térmico, piso elevado, heliponto, elevador de sistema regenerativo, ar-condicionado VRF, IoT predial, biometria facial, placas fotovoltaicas, vagas geridas por TI, entre outros diferenciais para escritórios e andares corporativos multifuncionais de 45 m² a 745 m². Já a torre residencial, Gyro Cidade Opus, traz compactos de luxo de 41 m² a 47 m² com suítes, e pocket gardens de 69 m² a 84 m², com varanda e espaço reservado para criação de jardins privativos. Coroando esses projetos que trazem design fluido, suave e sinuoso, além de biofilia na arquitetura e no design de interiores, para satisfazer a necessidade de ligação com a natureza, um boulevard aberto e integrado com o entorno, no mesmo nível da rua, com um open mall com mix de lojas e serviços de conveniência, opções de lazer, gastronomia e entretenimento.

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EDIFÍCIO A TARDE

Case: EDIFÍCIO A TARDE

Categoria: Empreendimento - Retrofit

Localização: Salvador - BA

Empresa: PRIMA EMPREENDIMENTOS

Justificativa: Salvador, capital da Bahia, é um dos principais destinos turísticos do país. Nos anos 1930, seu centro histórico reunia a alta sociedade na chamada cidade alta. A Rua Chile, ligando a Praça Castro Alves e a Praça da Sé, era ponto comercial pujante e glamouroso. Em julho de 1928, Ernesto Simões, fundador do Jornal A Tarde, encomendou a construção de uma nova sede para o jornal no melhor ponto da Praça Castro Alves, com excepcional vista para a Baía de Todos os Santos. Em dezembro de 1930, era inaugurado o edifício ícone dos anos dourados de Salvador, com a instalação, nos andares superiores, do Hotel Wagner. Com o passar dos anos, novos horizontes imobiliários e a falta de investimentos e conservação levaram a região e o edifício, embora em área tombada pelo Patrimônio Histórico, ao abandono e deterioração. Nos anos recentes, inúmeras ações começaram a criar condições propícias para a requalificação do centro histórico e, dentre elas, merecem destaque as da Prima, empresa que adquiriu o edifício e o submeteu a um retrofit de qualidade primorosa, além de implantar um hotel da bandeira Fasano. Após anos de projetos, demolições, reforços estruturais, restauros, montagem de instalações, Salvador resgatou um dos seus mais belos edifícios. A volta do turismo de renda superior ao centro histórico e as altas taxas de ocupação do hotel demostram o acerto da decisão empresarial e coroam a ousadia e a obstinação do empreendedor, traçando o caminho para que outros tenham iniciativas semelhantes.

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Fazenda Itapety

Case: Fazenda Itapety

Categoria: Profissional - Soluções Urbanísticas

Localização: Mogi das Cruzes - SP

Empresa: HELBOR | ALDEN

Justificativa: A Helbor Empreendimentos e a Alden Desenvolvimento Imobiliário apresentam o Reserva da Serra do Itapety, que tem área de 10,5 milhões de m² e é o maior projeto de desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de São Paulo. Com 6 milhões de m² de áreas verdes, a ocupação ocorre em três setores: Serra, Bairro e Cidade. O empreendimento será desenvolvido em 13 etapas, ao longo dos próximos 50 anos. No setor Serra, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru conta com 4,37 milhões de m² de Mata Atlântica, registrada na matrícula da gleba. No setor Bairro, o Residencial Fazenda Itapety contempla um loteamento fechado de baixa densidade e ocupação unifamiliar, com apenas 27% ocupados por 714 lotes de alto padrão, com áreas a partir de 420 m². Lançado em novembro de 2022, o residencial teve todos os lotes disponíveis vendidos em sete dias a R$ 1.400,00 o m², gerando VGV (Valor Geral de Venda) de R$ 150 milhões. Acredita-se que empreender em áreas de proteção seja um problema quase intransponível, mas do ponto de vista das empreendedoras Helbor e Alden o desenvolvimento urbano da Fazenda Itapety foi um desafio e uma oportunidade, cujos resultados foram muito positivos, tanto que a qualidade urbanística do projeto foi reconhecida e premiada nesta edição do Prêmio Master Imobiliário.

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Horizonte Flamboyant – Um Presente para Goiânia

Case: Horizonte Flamboyant – Um Presente para Goiânia

Categoria: Empreendimento - Residencial

Localização: Goiânia - GO

Empresa: EMOÇÕES INCORPORADORA | GPL INCORPORADORA

Justificativa: A Emoções e a GPL apresentam o Horizonte Flamboyant, empreendimento residencial
realizado no Jardim Goiás, em Goiânia (GO). Em um terreno de 3.794,60 m² foi desenvolvido o projeto que contempla 152 unidades com áreas entre 177 m² e 504 m², dispostas em uma torre única com 46 pavimentos e 50.830,58 m² de área construída, com 4 unidades tipo por andar, sendo 4 apartamentos no 4º pavimento, 112 apartamentos nos pavimentos tipos do 5º ao 32º, 32 apartamentos com plantas diferenciadas do 35º ao 42º pavimento, 2 penthouses no 43º pavimento e 2 penthouses no 44º pavimento. A localização privilegiada do terreno, em um dos melhores horizontes imobiliários de Goiânia - entre o Parque Flamboyant e a Praça das Artes, fez da concepção do produto o primeiro grande desafio do empreendimento, que traz áreas comuns localizadas no mezanino e no 33º pavimento, proporcionando aos moradores vistas diferentes do horizonte. O alto valor agregado do imóvel, os custos elevados de produção, e a não desejada insolação oeste da torre foram fatores relevantes na estratégia de montagem do empreendimento. A correção das análises dos empreendedores norteou o desenvolvimento de um produto único, repleto de diferenciais que foram a base da campanha de comunicação e resultaram na premiação da ousadia, com expressivo resultado de comercialização.

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Irajá – Um novo olhar para um novo bairro

Case: Irajá – Um novo olhar para um novo bairro

Categoria: Empreendimento - Habitação Econômica

Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Empresa: Cury Construtora | Living Empreendimentos Imobiliários

Justificativa: Até 1980, Irajá, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), era marcado por barulho e muita poeira, provocados por uma antiga fábrica de cimento. Com a desativação e o abandono da edificação, que ficou à mercê da insegurança e do crime, o desemprego e a queda do comércio inibiram a recuperação local por mais de 30 anos, até que, em 2014, houve a implosão da antiga fábrica para a Cury iniciar um projeto imobiliário nos 48 mil m² da área, com a implantação de 5 condomínios-clube residenciais, enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida. Da parceria com a Living, nasceu o 1º condomínio Dez Zona Norte, em área de 26.957,51 m², 4 torres de 13 a 17 andares, 484 unidades de 47 m² e 48 m², 2 quartos e varanda, totalmente vendido em 48 horas. Na sequência, e pela estratégia de “evolução fase a fase” e linha de qualidade ascendente, surgiram outros 4 lançamentos: Dez Vista Alegre, com 3 torres de 17 pavimentos e 8 unidades por andar; Dez Irajá, com torres menores e sofisticação em 2 quartos; Urban Zona Norte, unidades com 1 quarto e voltado para solteiros e casais; e Mérito Zona Norte, o ‘5 estrelas’ dos econômicos, com torre única, design diferenciado, 211 unidades com 3 quartos, suíte, living e varanda. Hoje, quase 8 mil pessoas moram nos 5 condomínios, que em dois anos atingiram VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 430 milhões. Referência de recuperação de zonas industriais obsoletas, tão essencial para a solução do déficit habitacional nas metrópoles, o case é Master Imobiliário.

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MELNICK DAY

Case: MELNICK DAY

Categoria: Profissional - Planejamento de Vendas

Localização: Porto Alegre - RS

Empresa: Melnick Desenvolvimento Imobiliário

Justificativa: Historicamente, o setor imobiliário brasileiro sempre demonstrou muita criatividade, notadamente nas ações voltadas à comercialização de produtos, regularmente marcadas por variadas estratégias, grandes premiações, ações de fidelidade, campanhas de superação, extensos treinamentos, dentre outras condutas criativas que afloram de tempos em tempos em todos os rincões do país. Sempre tivemos, e sempre teremos, equipes de planejamento, de marketing ou de vendas buscando criar diferenciais que resultem em campanhas de vendas de sucesso. Entretanto, a grande maioria das campanhas, mesmo aquelas de estrondoso sucesso, não se sustenta nos anos posteriores. Excetuadas as das incorporadoras de grande porte que atuam em diversos mercados e têm volume significativo de estoque, as campanhas, mesmo as mais criativas, são normalmente efêmeras. Nesse cenário, chama a atenção o Melnick Day, planejamento de marketing desenvolvido pela Melnick, para anualmente incrementar suas vendas em uma data específica. O evento está no ar desde 2013 e neste ano realizou a sua 12ª edição. O sucesso do Melnick Day demonstra que uma boa ideia é só o começo do processo. A cada ano, o evento é aprimorado, quer no planejamento ou na logística, mas principalmente na adoção de pequenos diferenciais mercadológicos. O planejamento e a persistência fazem a diferença da empreendedora no competitivo mercado do Sul do Brasil.

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NILO SQUARE

Case: NILO SQUARE

Categoria: Profissional - Produto Imobiliário

Localização: Porto Alegre - RS

Empresa: Melnick Desenvolvimento Imobiliário

Justificativa: Na Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre (RS), nasce o Nilo Square, da Melnick. O terreno está em região muito valorizada e para viabilizá-lo foram necessários preços de venda por m² acima da média do mercado local, gerando um VGV (Valor Geral de Venda) alto – R$ 700 milhões para a cidade, que vendeu aproximadamente R$ 3,5 bilhões em 2022. A Melnick optou pelo faseamento do empreendimento, que apresenta projeto de arquitetura diferenciada e traz mix de produtos diversificados: um condomínio-clube com uma torre com 60 unidades de 176 m² e outra com a mesma quantidade de unidades de 216 m², com 9 mil m² de área de lazer e convívio. De frente para a avenida, destaque para o mall no térreo, para atender ao complexo multiuso e os arredores. Nos pavimentos acima, salas comerciais, unidades hoteleiras e residenciais compactas com serviços, que contam com a operadora hoteleira ‘V3rso tailored by Emiliano’. Unindo as duas torres pelo 14º andar, a área de lazer contempla SPA, academia, conveniências, fitness, coworking, lavanderia e alimentação, além de um restaurante renomado de Porto Alegre. A complexidade e o êxito na estruturação do empreendimento renderam à empresa o Prêmio Master deste ano. Pela avaliação da comissão julgadora, o sucesso de vendas foi alcançado principalmente pelos acertos no mix dos produtos, além da qualidade do projeto arquitetônico diferenciado do complexo, que une hospedagem, moradia e workplace, e inova na capital gaúcha com a chegada do conceito Multistay.

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O Parque: Semente de um futuro verde para São Paulo

Case: O Parque: Semente de um futuro verde para São Paulo

Categoria: Empreendimento - Residencial e Comercial

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Gamaro Incorporadora

Justificativa: Paradigmático, “O Parque” traduz uma nova forma de conceber a cidade, sob uma perspectiva que eleva o empreendimento aberto e com múltiplos usos a um novo patamar, com a aplicação do conceito urbanístico de cidade verde, que alia a natureza ao conforto e à tecnologia da cidade moderna. Localizado entre estações de trem e metrô, e próximo ao Shopping Morumbi, o empreendimento incentiva as pessoas a caminhar, minimizando o uso de carros. Em um terreno de pouco mais de 38 mil m², “O Parque” é formado por uma torre comercial, duas torres residenciais de alto padrão e uma torre “long stay”. Com fruição pública com lojas, tudo está dentro de um parque com riacho, lago e Mata Atlântica nativa de 25 mil m², que recriam o bioma ancestral de São Paulo. As torres residenciais de 44 andares estão entre os prédios mais altos de São Paulo, e suas unidades de 78 m² a 410 m² têm à disposição piscinas, quadras esportivas, espaços sociais e gastronômicos, áreas para as crianças, lazer no térreo e lazer elevado no conceito de “cloud”, que democratiza o skyline em espaços exclusivos nos andares mais altos. O empreendimento da Gamaro comprova que há espaço para transformar a natureza em grande aliada na solução de inúmeros problemas urbanos, deixando os serviços ambientais à disposição de todos. Sucesso de vendas de alto padrão, o empreendimento é Master Imobiliário.

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Porto Maravilha - Habitar é preciso

Case: Porto Maravilha - Habitar é preciso

Categoria: Profissional - Oportunidade Estratégica

Localização: Rio de Janeiro - RJ

Empresa: Cury Construtora

Justificativa: A zona portuária do Rio de Janeiro passou por diferentes momentos, desde porta de entrada do mundo para o Brasil e saída de matérias-primas e produtos, até chegar à decadência e degradação, que só pioraram com o passar dos anos, principalmente com a chegada do Elevado da Perimetral, nos anos 1970, que isolou a região da orla e levou poluição visual e sonora, insegurança e violência. A região foi esquecida durante anos. Contudo, a prefeitura do Rio, inspirada nos exemplos de Buenos Aires (Argentina) e Barcelona (Espanha), iniciou uma nova história. Com o Programa Porto Maravilha, lançado em 2009, nasceu o maior projeto carioca de revitalização urbana das últimas décadas, envolvendo uma área com 5 milhões de m². As primeiras etapas de requalificação urbana, mobilidade e cultura estão quase concluídas. Túneis, parques e ciclovias sucederam o Elevado da Perimetral. Com o Museu do Amanhã, o VLT, a reforma do Valongo, entre outros, novos pontos turísticos surgiram. Entretanto, o adensamento populacional não ocorria, até que a Cury apostasse no local, dando sequência à dinâmica urbana da região, carente de unidades habitacionais. Hoje, a realidade é a implantação de 4 grandes condomínios - Rio Wonder, Rio Energy, Pateo Nazareth e Epicentro. Até o 1º trimestre de 2023, esses lançamentos somam R$ 1,3 bilhão; destes, R$ 1,2 bilhão em vendas. Até 2026, quando a totalidade das obras deve ser atingida e as 3.785 unidades devem ser entregues, entre 12 e 15 mil pessoas serão abrigadas ali.

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Prologis Castelo 46 Galpão 400, um desafio bem sucedido

Case: Prologis Castelo 46 Galpão 400, um desafio bem sucedido

Categoria: Empreendimento - Logístico

Localização: Araçariguama - SP

Empresa: Prologis

Justificativa: A Prologis, líder em desenvolvimento e administração de galpões logísticos, participa em quase 113mmilhões em m² em 19 países, e tem mais de U$ 208 bilhões sob gestão. No Brasil, ela tem cerca de 1,7 milhão de m² construídos. Nesta edição do Prêmio Master, a empresa leva o troféu com o Galpão 400, que faz parte do Prologis Castelo 46 - condomínio logístico de aproximadamente 352 mil m², localizado no km 46 da Rodovia Presidente Castelo Branco, em Araçariguama (SP). Já com a 1ª etapa do condomínio funcionando, a Prologis havia projetado a 2ª fase para ter 3 galpões. Mas, em setembro de 2021, ela assinou contrato “buit to suit” de 202 mil m², dos quais 92 mil m² de mezanino em 3 níveis deveriam funcionar, ainda, como área de armazenagem, com capacidade de piso de 1 tonelada/m². Para atender às solicitações do cliente, o projeto foi refeito e transformou os 3 galpões em apenas 1, dando origem ao Galpão 400. Outro destaque superado pela Prologis foi a execução da obra em um prazo de 8 meses, com entregas parciais cumpridas a partir do 5º mês. Os empreendimentos Prologis no Brasil têm certificação LEED, destacando-se o Galpão 400, com a certificação mais alta da categoria, a LEED Platinum. Para reforçar o compromisso com o objetivo NET ZERO, a Prologis compensou o total das emissões incorporadas de CO2 desse último galpão, adquirindo créditos de carbono de alta qualidade. O galpão já possui uma pegada de carbono por m² 40% menor que o seu baseline equivalente e os créditos adquiridos são para compensar o carbono residual, tornando a construção NET ZERO. Exemplos como este são essenciais para o Brasil atingir suas metas ambientais.

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Sustentabilidade rumo a 2030

Case: Sustentabilidade rumo a 2030

Categoria: Profissional - Compromisso ESG

Localização: São Paulo - SP

Empresa: Tegra Incorporadora

Justificativa: A Tegra criou sua estratégia ESG (Environmental, Social and Governance), a fim de atingir quatro objetivos principais: zerar o balanço líquido de emissões de gases de efeito estufa; impulsionar a economia circular com reciclagem e uso de materiais de fontes renováveis; promover negócios transparentes, exigindo compliance de todos os seus parceiros e colaboradores; e gerar impactos positivos na sociedade. Entre as medidas já adotadas pela empresa estão a utilização do aço ArcelorMittal 50 S XCarb, produzido totalmente com material metálico reciclado e energia renovável; o compromisso de desenvolver um ambiente de trabalho acolhedor, com a promoção da equidade de gênero, garantindo oportunidades e igualdade de condições às mulheres; a adoção da certificação AQUA-HQE em seus empreendimentos; o uso de materiais menos emissores de poluentes, como o concreto Spectra, que emite 16% a menos de CO2 na fabricação; a reciclagem de 97% dos resíduos gerados nas obras; a utilização de madeira certificada pela FSC (sigla para Conselho de Manejo Florestal); a gestão de materiais para melhorar a relação custo-benefício de seus empreendimentos, considerando seu impacto ambiental. Todo esse compromisso da Tegra em implementar iniciativas ESG em suas operações, traduzido detalhadamente em sua agenda de sustentabilidade para as Cidades Regenerativas 2030, foi reconhecido e premiado com o Master Imobiliário.

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Via Rovai

Case: Via Rovai

Categoria: Empreendimento - Habitação Econômica

Localização: Osasco (SP)

Empresa: BP8

Justificativa: Via Rovai é um empreendimento imobiliário desenvolvido pela BP8 no bairro do Bonfim, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. O bairro está situado em uma pequena faixa limitada pelo Rio Tietê e pela Rodovia Castelo Branco. A deterioração da região motivou a prefeitura local a criar uma Operação Urbana para requalificar o ambiente construído, localizado nas proximidades do centro comercial de Osasco e da estação de trem metropolitano. A BP8 identificou a oportunidade de lançar um empreendimento no local, mas algumas questões teriam de ser enfrentadas, como a inclusão de diferenciais no projeto para que os futuros consumidores se dispusessem a mudar para o local, as dificuldades geradas pela legislação restritiva, e os valores de mercado do bairro. Os desafios foram superados pela equipe técnica da incorporadora e pelo escritório de arquitetura contratado. No terreno de 2.055 m² foi desenvolvido um projeto com 359 unidades residenciais com 1 e 2 quartos, resultando em uma área total construída de 15.223,94 m². O edifício, que também se destaca pela decoração de interiores e pelo paisagismo, foi um sucesso de vendas, notadamente por seus diferenciais nas áreas comuns, pela qualidade do produto e pela campanha de comunicação. Empreendimentos como o Via Rovai, além de promoverem o acesso à moradia nas áreas centrais das cidades, qualificam o espaço urbano e resgatam regiões que passaram anos abandonadas.

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WHITE 2880

Case: WHITE 2880

Categoria: Empreendimento - Residencial e Comercial

Localização: São Paulo - SP

Empresa: VIEWCO CONSTRUTORA | SDI DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO

Justificativa: Quando o Plano Diretor Estratégico definiu o novo Eixo de Verticalização na via centro-bairro da Avenida Rebouças, em Pinheiros, na cidade de São Paulo, incentivando a construção de apartamentos pequenos, críticos consideraram que esse tipo de imóvel seria danoso à região. O setor imobiliário, opondo-se a isso, buscou criar produtos de altíssima qualidade arquitetônica, urbanística e paisagística, tanto que o White 2880, implantando na esquina da Avenida Rebouças com a Avenida Pedroso de Morais, virou ícone e elevou o status desse eixo de desenvolvimento urbano. Entregue em dezembro de 2022, o prédio criado com altíssimo padrão de qualidade e tecnologia fascina por sua arquitetura diferenciada e sofisticada, e oferece o que há de mais moderno em design e requinte. No estilo mixed-use, o empreendimento obteve VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 300 milhões. Sobre pilotis, a base formada por 5 lajes corporativas inclina-se acima do terreno, integrando o prédio à paisagem urbana. A partir da área de lazer no 7º andar, as linhas dos 25 andares acima surgem moldadas pelo vento, graças à leve torção do design singular. Aos moradores, o privilégio de viverem em um edifício icônico com vista eterna para o Jardim Paulistano, um dos bairros mais arborizados de São Paulo. Inovação e arrojo garantiram à Viewco e à SDI o Prêmio Master Imobiliário.

WTLOG RBR Franco da Rocha - Agilidade e qualidade

Case: WTLOG RBR Franco da Rocha - Agilidade e qualidade

Categoria: Empreendimento - Logístico

Localização: Franco da Rocha - SP

Empresa: WTorre

Justificativa: A Construtora WTorre atua no segmento de galpões desde o início de suas atividades. No início de 2021, a empresa Mercado Livre precisava de um novo galpão logístico e a excepcionalidade dessa necessidade estava na urgência: o galpão deveria operar, mesmo que parcialmente, em novembro do mesmo ano. O local escolhido foi o município de Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, principalmente por atender a um corredor logístico que engloba a Grande São Paulo e as cidades de Jundiaí e Campinas. No terreno, com área de 445.879,62 m², foram implantados 2 galpões, planejados para serem construídos em 3 fases, totalizando 122.230,29 m² de área construída, que contemplam as áreas administrativa, de recicláveis, de lazer, os refeitórios e vestiários, o centro de apoio ao caminhoneiro e os bolsões de estacionamento. Com projeto arquitetônico exemplar, inúmeros detalhes técnicos qualificam o empreendimento, além das soluções criativas surgidas durante a construção, resultando em um conjunto eficiente e de qualidade superior, que garantiram ao empreendimento a certificação LEED V4. A entrega da primeira fase ocorreu em setembro de 2021 e a última em janeiro de 2022, concluindo o contrato firmado e mais uma vez qualificando a WTorre como uma das empresas líderes desse segmento da indústria da construção.

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Galeria

Prix d’Excellence

2018 - EZ TOWERS (SP)

2014 - Vila dos Corais (PE)

2014 - Centro Empresarial Senado (RJ)

2013 - Condomínio West Whales (SP)

2013 - Edifício Galeria (RJ)

2011 - JK (SP)

2010 - Programa de Urbanização de Favelas (SP)

2009 - Terra Nova Garden Village

  • Realização
  • FIABCI-BRASIL
  • SECOVI-SP