O teatro projetado pelo vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura, o japonês Toyo Ito, tem paredes à prova de terremotos em formato de cavernas para amplificar seu som e todo o edifício é cheio de superfícies curvas.
A construção do projeto composto de formas geométricas tridimensionais que se assemelham a catenoides era um grande desafio e a solução encontrada foi montar um esqueleto de treliças de aço – composto de 28.670 peças de 20 cm cada, nenhuma com o mesmo formato -, combiná-lo com estrutura metálica convencional e lajes de steel deck em alguns pontos estratégicos e revestir todo o conjunto com uma camada de concreto de 40 cm de espessura, totalizando uma área de 21.640 m².
Os engenheiros estruturais da Arup, empresa que tem em seu currículo o projeto estrutural do Sydney Opera House, apontaram o National Taichung Theater como um dos espaços mais ambiciosos nos quais trabalharam desde a ópera de Sydney.
O edifício não precisava apenas atender aos ambiciosos requisitos estéticos e acústicos do projeto, mas também precisava lidar estruturalmente com os frequentes terremotos de Taiwan. Para este fim, Christian Dercks, engenheiro sênior da Arup, diz que foi construído para os mesmos padrões elevados de usinas nucleares, a fim de resistir a um evento sísmico que é provável que chegue na área uma vez a cada 2.500 anos.
O National Taichung Theater assume a forma de uma série de salas em forma de cavernas torcidas juntas para criar uma superfície contínua. O edifício de 6 andares possui 2 subsolos e abriga três teatros, espaços para exposições, restaurantes, cobertura com jardim e uma praça externa que se tornou ponto de encontro de artistas, visitantes e moradores.
Para promover a eficiência energética, as instalações empregam tecnologia exclusiva de controle de ar e dispersão de calor. Durante o dia, o sistema de ar condicionado ajusta suas configurações para o número de visitantes no teatro e à noite, um sistema de ventilação natural mantém as condições climáticas adequadas.
Christian Dercks, engenheiro sênior da Arup, diz que o projeto do prédio está enraizado na maneira como o som é transportado pelo espaço. "A forma foi otimizada por consultores acústicos. Foi-me dito: 'Essa é a forma, você não tem permissão para alterá-la, nem mesmo para otimização estrutural'".
“O Teatro Nacional de Taichung não é apenas um edifício que abriga a ópera.
Toda a arquitetura em si é uma ópera.
Pode-se sentir o fluxo de ar, som e luz não só no foyer, mas dentro do restaurante,
na cobertura e em todos os lugares no edifício.
A pessoa sente-se maravilhada pela grandeza de um brilho cósmico que sai da arquitetura.”
Toyo Ito
FONTE:
http://www.wired.co.uk/article/taiwan-national-taichung-theatre
https://www.arup.com/projects/the-national--taichung-theater?query=taichung
http://en.npac-ntt.org/archive?uid=10
https://au.pini.com.br/2017/03/no-teatro-nacional-de-taichung-a-mais-recente-obra-prima-de-toyo-ito-o-espetaculo-comeca-muito-antes-de-o-visitante-deparar-com-o-palco-repleto-de-galerias-e-escadas-hipnotizantes-o-percurso-revel/