Publicidade Archote

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HORS CONCOURS

2023

São Paulo - SP

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Se para a Publicidade Archote “ser disruptivo é criar e desenvolver modelos que impactam o mercado”, para os promotores do Prêmio Master Imobiliário esta frase define a trajetória desta agência multiplataforma, 100% brasileira, que, aos 78 anos, continua inquieta, inovadora e quebrando paradigmas.

Do analógico ao digital e disruptivo, história da Archote está ligada ao desenvolvimento do setor imobiliário

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Se para a Publicidade Archote “ser disruptivo é criar e desenvolver modelos que impactam o mercado”, para os promotores do Prêmio Master Imobiliário esta frase define a trajetória desta agência multiplataforma, 100% brasileira, que, aos 78 anos, continua inquieta, inovadora e quebrando paradigmas.
 
Nesta 29ª edição do Prêmio Master Imobiliário, FIABCI-BRASIL e Secovi-SP rendem homenagem e concedem a láurea Hors Concours à Publicidade Archote, agência diferenciada que vai muito além da criação de campanhas e de ser referência não só no ofício de promover produtos e serviços, mas também na arte de transmitir ideias, formar opiniões, moldar comportamentos e influenciar atitudes, destacando-se, ainda, por tem vocação e participar da montagem e da formatação de negócios.
 
Como tudo começou – A história da Archote nasce na Rua Florêncio de Abreu, no centro histórico de São Paulo, no ano de 1945, a partir do sonho do patriarca Mario Antônio Cesarino. No início, ele conversava com os comerciantes da região e aproveitava suas caminhadas para verificar o interesse por anúncios. Em pouco tempo, a agência já mostrava o seu propósito de fazer melhor e otimizar resultados, adotando o marketing de relacionamento e montando tipografia e gráfica em sua sede. Com sistema próprio, a empresa ficou robusta e ampliou sua participação no mercado publicitário.
 
Segunda geração – Em 1965, seu filho Pedro Atilio Cesarino, com apenas 22 anos, assumiu a direção da Archote. A chegada da 2ª geração fez a agência se destacar no setor de classificados, tanto que sua estratégia agressiva nos negócios a colocou no posto de maior agência de classificados do mundo. Para atender à demanda, a empresa investiu e adquiriu o sistema PABX, revolucionário na época, que ampliou o número de linhas telefônicas de quatro para 60. Apenas três multinacionais tinham esse sistema no Brasil.
 
Foco no mercado imobiliário – Atenta às necessidades das incorporadoras e construtoras, numa época em que “era necessário convencer as pessoas a apostarem no projeto, comprando as primeiras unidades que viabilizariam a saída do prédio do chão”, de acordo com Pedro Cesarino, a Archote inovou e passou a produzir anúncios de imóveis nas páginas nobres dos jornais, em contracapas e ao lado de conteúdos editoriais. Consolidada nos anos 1970, com foco no segmento imobiliário, a agência conquistou contas importantes, como as das empresas Orban, GTV, Roque&Seabra, Julio Bogoricin e Itaplan.
 
Pedro Cesarino colaborou com a mudança dos horários de fechamento dos anúncios e cadernos classificados no Brasil, baseado no modelo do New York Times. Também veio de sua visita a Nova York a ideia dos encartes em jornais e revistas, estratégia inédita até então no Brasil. Anos depois, ele também agitou o mercado publicitário ao criar a exposição “Os melhores anos da Propaganda”, que reuniu trabalhos vencedores do Prêmio Colunistas e foi realizada no Brasil, chegando ao Festival de Cannes, na França, posteriormente.
 
Campanhas - Além de ter criado inúmeras campanhas memoráveis no setor imobiliário, como as “Tijolo Moeda Forte” e “Nada Mudou”, a Archote viveu momento icônico com a criação dos feirões de imóveis “Apartamentos a Preço de Banana” e “Galinha Morta”, com mais de 60 incorporadoras, construtoras e imobiliárias.
 
Em 1994, ao lado da FIABCI-BRASIL e do Secovi-SP, e apoio do Estadão, a Archote lançou o Prêmio Master Imobiliário, idealizado pelas duas entidades e conhecido como o “Oscar” do setor, “tag-line” criado pela agência. Outra iniciativa, muito utilizada pela agência, foi a realização de vultosos eventos em clubes e hotéis de luxo, com a presença de palestrantes de renome, diversificando o modelo tradicional de novos lançamentos imobiliários.
 
Lançamentos Imobiliários Memoráveis – Em sua trajetória, a Archote participou do lançamento de projetos de desenvolvimento urbano, com destaque a empreendimentos de grande porte. Na capital paulista, por exemplo, ressalta-se o projeto de urbanização e desenvolvimento da RGB Internacional Center para a Vila Olímpia, marcado pelo benchmarking internacional da agência, com comunicação que contribuiu na reurbanização de espaços invadidos e deteriorados da região e fez do bairro um polo empresarial.
 
Outra excepcional área desenvolvida em São Paulo com a participação da Archote foi a Vila Monteverde. O Rio Pinheiros delimitava duas realidades controversas: um lado com profusão de equipamentos urbanos e outro totalmente precário. O desafio foi identificar o grau de aceitação em morar “do outro lado do rio”, com a solução partindo de uma ampla pesquisa junto aos poderes públicos e à iniciativa privada, e a identificação dos benefícios futuros do empreendimento, que acabou criando um bairro, com alta qualidade urbana.
 
Altos do Panamby, na zona sul da cidade, por sua vez, veio como a representação da última grande reserva natural passível de ocupação urbana, por meio do consórcio inédito das empresas Company, Construarc, Adolpho Lindenberg, Chap Chap e R. Yazbek, que lançaram um magnífico empreendimento com edifícios residenciais de alto padrão ao lado do Parque Burle Marx e exclusivo parque privê de aproximadamente 15 mil m².
 
Os empreendimentos da Sobloco Construtora S/A, Riviera de São Lourenço e Guarujá Central Park, ambos em cidades do litoral de São Paulo, respectivamente, em Bertioga e no Guarujá, Parque Faber 1 e 2, em São Carlos, interior de São Paulo, Espaço Cerâmica, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, são outros exemplos de sucesso do trabalho da Publicidade Archote na arte de conceituar e ofertar soluções urbanas.
 
Um capítulo à parte – Dentre tantas ações e campanhas da Archote no lançamento de grandes bairros, Tamboré, com mais de 15 milhões de m², é um capítulo à parte, pois criou o maior banco de mídia do setor imobiliário brasileiro. A agência realizou permutas de mais de 500 mil m², entre incorporador e os veículos de comunicação Estadão, Folha de S. Paulo, Editora Abril, SBT e Rede Bandeirantes de Comunicação. Além disso, a Archote aproximou importantes parceiros ao projeto, como o arquiteto Jayme Lerner, o paisagista Roberto Burle Marx e o grupo Carrefour.
 
Terceira geração – Foi nesse período da criação do banco de mídia que teve início a participação da 3ª geração da agência, com a chegada de Mario Sergio Cesarino.  
 
No final dos anos 1990, a Archote lançou o 1º portal imobiliário do país, o ImovelWeb, e a 1ª agência de conteúdo digital do mercado, a Id360º. Nessa época, também realizou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o “Vem Que Tem”, 1º feirão virtual de imóveis, com mais de 30 construtoras.
 
Como consultora, a Archote prestou serviços para o jornal O Globo e participou do diagnóstico e reposicionamento da plataforma digital de imóveis do Estadão. Também para o Estadão, realizou inédita campanha cooperada com seis das mais importantes imobiliárias do país: Abyara, Brasil Brokers, Fernandez Mera, Itaplan, Habitcasa e Lopes.
 
Resultados – Preparada para a chegada da 4ª geração, a agência continua a ser disruptiva, com o uso de avançadas plataformas de comunicação e de Inteligência Artificial. Os cases apresentados são alguns dos muitos que fazem o sucesso da Publicidade Archote, agência que traz em seu DNA a expertise imobiliária. São mais de 3 mil empreendimentos lançados junto a importantes players, com resultados superiores a R$ 20 bilhões em VGV, apenas nos últimos nove anos. 
 
Assim, trazemos um pouco da história da Publicidade Archote, no ano em que ela celebra seus 78 anos e recebe, merecidamente, o seu 27º troféu do Prêmio Master Imobiliário, desta vez como Hors Concours.
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