Direcional Engenharia
Profissional
Inovações Tecnológicas
2024
Belo Horizonte - MG
Direcional Engenharia, atuante em 13 estados e no Distrito Federal, é uma das pioneiras na digitalização da indústria da Construção Civil. Nos últimos seis anos, a empresa adotou tecnologias e análise de dados para melhorar diversos aspectos de sua operação, incluindo processos, tomada de decisões, gestão de custos e eficiência operacional. Com isso, reformulou seu serviço pós-venda, tornando-o estratégico para o crescimento dos negócios, o que resultou em um aumento significativo de clientes e recordes de vendas e lançamentos. Desde 2017, a base de clientes cresce cerca de 10 mil anualmente. A criação do sistema “Pode Morar” foi essencial para sustentar essa nova fase, superando desafios técnicos e comerciais de soluções terceirizadas anteriores. Esse sistema oferece uma experiência pós-venda inovadora por até oito anos, incluindo obras e garantias, e está acessível via portal web, aplicativo móvel e assistente virtual Alexa. Os 63 mil clientes ativos podem solicitar assistência técnica, escolher formas de pagamento modernas como cartão de crédito e Pix, renegociar dívidas, acompanhar obras e acessar documentos. Comparado com o sistema anterior, a base de dados quadruplicou e os custos de manutenção caíram 80%, resultando em melhorias no fortalecimento da marca, relacionamento com clientes, agilidade nos pagamentos, ganho de tempo e comodidade.
“A premiação do ‘Pode Morar’ é um reconhecimento de extrema relevância. Este aplicativo representa nossa capacidade de inovação, adequação ao momento em que vivemos e pioneirismo, bem como a importância que damos à comunicação e ao atendimento de qualidade aos clientes. Esta conquista é fruto do trabalho de uma equipe muito dedicada e competente.”
Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, CEO da Direcional