Notícias Onze cases foram premiados na categoria Profissional.

SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS.

 

Museu IMS – PAULISTA
Um marco do conhecimento técnico na arte de construir 
                                          
 
Localizado no mais importante polo cultural da cidade de São Paulo, o Museu do IMS – Instituto Moreira Salles é um projeto que reflete, em cada detalhe, a inovação e excelência da arte de construir. Em função das especificidades técnicas complexas e do alto padrão de qualidade dos acabamentos requeridos pelo empreendimento, a ALLE Engenharia foi escolhida por sua expertise amplamente reconhecida pelo mercado.
 
Para tornar realidade o IMS, a companhia implementou o método mais criterioso e inovador. O primeiro desafio vencido foi executar as paredes de contenção nos subsolos, com 55 metros de profundidade rentes às divisas da Linha Verde do metrô, que estavam a apenas 12m de distância. Essa obra exigiu o monitoramento permanente por equipamentos especiais. O cuidado também foi redobrado durante a fase de escavação de quase 10.000 m³ de terra sem a utilização de tirantes.
 
Reconhecimento da academia
 
No mesmo patamar de grandeza e modernidade de museus consagrados internacionalmente, o IMS possui um sistema com tecnologia de ponta para a proteção de seu rico acervo. A automação da segurança predial monitora, em tempo real, todos os ambientes e acessos da edificação.
 
Ressalte-se que o IMS abriu às faculdades um programa de visitação que, durante as obras, recebeu mais de 2.000 alunos acompanhados de seus mestres. Todos puderam conferir a razão pela qual o IMS configura-se como novo patamar construtivo do país. E digno de nota. No meio acadêmico brasileiro da arquitetura e engenharia, o processo de construção do IMS foi reconhecido como um marco de conhecimento técnico a ser divulgado internacionalmente.
 
Da esq. para dir.: Amaury Jr., apresentador da TV Band e José Luiz Canal, sócio diretor da Canal & Musse

 

Solução eficiente de funding para incorporação. 
FIP I - BKO  
Governança e gestão de altaperformance em um fundo imobiliário único  
                              
A união de duas pretigiadas companhias colocou a indústria imobiliária brasileira de volta ao radar dos investidores. De um lado, o CEO da BREI – Brazilian Real Estate Investments, Vitor Bidetti, reconhecido por sua liderança no mercado financeiro e de capitais. Do outro, a BKO Desenvolvimento  Imobiliário, fundada em 1986, hoje sob o comando do CEO Joe Khzouz, focada em sua missão de projetar empreendimentos que seguem as últimas tendências em tecnologias construtivas, plantas customizadas e responsabilidade socioambiental.
 
Com suas equipes experientes e multidisciplinares, a BREI e a BKO lançaram o FIP BKO, a forma mais inovadora, eficiente e segura de investir em uma incorporação imobiliária.
 
Muitos diferenciais
 
São muitos os diferenciais do Veículo de Investimento para Incorporação FIP BKO. Um dos que mais chama a atenção é o alto nível de governança e controle dos projetos apoiados pelo fundo. Há total alinhamento de interesses entre incorporador, gestor e investidor. Este último também não corre os mesmos riscos da incorporadora ou construtora sócia da SPE (Sociedade de Propósito Específico). Também é possível financiar os projetos por meio de taxas de juros mais baixas e o capital do FIP BKO é garantido, dando sustentação financeira a toda a operação.
 
O FIP BKO investirá em empreendimentos comerciais ou residenciais, localizados no Brasil ou no exterior, desenvolvidos pela BKO ou empresas do mesmo grupo. A BREI, no papel de gestora do FIP BKO, estima a captação de cerca de R$ 150.000.000 para novos negócios, o que deve gerar entre R$ 600.000.000 e R$ 900.000.000 de Valor Geral de Venda em lançamentos para os próximos anos.
 
Da esq. para dir.: Gilberto Duarte de Abreu Filho, presidente da ABECIP - Associação Brasileira das
Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, Vitor Bidetti, CEO da BREI - Brazilian Real Estate Investments e

Joe Y. Khzouz, CEO da BKO


 

Consultoria CBRE: EZ Towers - Torres A e B
Um circulo virtuoso de trabalho por trás de um triunfante êxito comercial
                               
 
Jamais se viu no mercado imobiliário nacional algo tão extraordinário, ainda mais pelo fato de ter se dado em meio à crise econômica que praticamente paralisou o país nos últimos anos. A CBRE Consultoria do Brasil foi a única responsável por 100% da bilionária comercialização do Complexo Corporativo EZ Towers A e B, a maior transação realizada na região da Marginal Pinheiros, próspera área de negócios da capital paulista, A expertise única, completa e de excelência da CBRE fez toda a diferença.
 
A estratégia de comercialização adotada foi de uma inteligência ao mesmo tempo complexa e ousada. Apoiou-se na interação de diversas frentes de consultoria e serviços imobiliários que compõem o portfólio da CBRE, também foi determinante a capacidade de penetração, know-how e abrangência de mercado que a companhia detém, 
 
Sinergia e domínio da informação
 
A CBRE liderou sozinha a venda para investimento e locação do EZ Towers A e B. Esse desafiante trabalho exigiu a sinergia perfeita entre as áreas comercial, de consultoria e de serviços da CBRE, assegurando completo domínio da informação que resultou no posicionamento certeiro nos aspectos técnico e de mercado do EZ Towers.
 
Para ter uma ideia, a equipe da área de Investimento e Capital Markets da CBRE conseguiu, entre 2016 e 2017, abordar dezenas de potenciais investidores até a concretização da venda para um grupo internacional. No total, levando em conta os processos de venda das Torres A e B, a CBRE levantou esse número espetacular: mais de R$ 10 bilhões em propostas pelo complexo EZ Towers. em um momento em que a concorrência era extremamente acirrada.
 
Da esq. para dir.: Rodrigo Goulart, vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo (em exercicio) e
Danilo Monteiro, diretor de Capital Markets e Land Services da CBRE

 

Dois Lançamentos Patriani em Campinas: Sucesso Total!
Uma estratégia de vendas duplamente vencedora
 
                                       
Em tempos de retração de consumo e instabilidade politica, é preciso ter muito conhecimento do mercado e toda expertise em marketing para arriscar um lançamento. A Patriani Empreendimentos Imobiliários ousou assumir esse protagonismo em dose dupla.
 
De uma só tacada, a empresa iniciou a comercialização dos empreendimentos residenciais Happy Patriani e Sunny Patriani, cada qual destinado a um perfil de cliente – o primeiro para moradia e o segundo, também uma boa oportunidade de investimento. Cada qual localizado em bairros diferentes de um dos mais ricos municípios do interior paulista (saiba mais no quadro ao lado).
 
Excepcional resultado
 
Aproveitando a carência de um período sem lançamentos na região, a estratégia de marketing para o Sunny Patriani e Happy Patriani englobou estas frentes de atuação: monitoramento preciso e constante do mercado por meio de pesquisas específicas para as áreas de localização dos empreendimentos, uma forte identidade visual para cada um deles com um plano de mídia completo e arrojado.
 
Por toda a cidade, foram realizadas ações que fortaleceram de forma isolada e única cada empreendimento. A grande visibilidade nas mídias digitais foi combinada aos tradicionais outdoors e farto material de rua, como a distribuição de 1 milhão de folhetos impressos. Não faltaram as inserções em horário nobre da TV aberta. O fato é que Campinas inteira soube dos dois lançamentos residenciais  da Patriani, O objetivo era que o boca-a-boca lotasse o estande de vendas, e assim foi. Cerca de 1700 visitantes contribuíram para o resultado excepcional alcançado. Em exatos 21 dias, todas as 242 unidades disponíveis foram vendidas.

Da esq. para dir.: Francisco Mesquita Neto, Diretor Presidente do Grupo Estado e
Bruno Patriani, Diretor da Construtora Patriani

 

The House São  Francisco: Venda  Recorde 
Estratégia de comercialização campeã em um nicho de sucesso
                                        
 
Poucas empresas conseguem o feito de não só atrair milhares de potenciais compradores, mas fazê-los esperar em uma longa fila só para ver de perto um novo produto imobiliário. A Ekko Group investiu pesado no lançamento de seu encantador empreendimento residencial The House São Francisco.
 
A estrutura do estande foi uma das maiores, mais sofisticadas e completas já montadas em Osasco. Os quase mil m² de área construída foram ocupados por dois apartamentos decorados, de 150 m² e 111 m², e uma vaga-box de garagem também equipada. Os decorados viraram uma atração que atraiu mais de 2 mil visitantes. Ali também foram oferecidos eventos gastronômicos variados, como degustação de diferentes cafés e food truck.
 
Meio milhão em prêmios para equipe de vendas
 
A Ekko Group identificou um nicho de sucesso. The House São Francisco é um empreendimento de alto padrão que reúne residências verticais com jeito de casa no bairro mais nobre da cidade, a Vila Yara, com um diferencial irresistível, a vista infinita para um campo de
golfe.
 
A empresa só não tinha como prever o tamanho do sucesso. Atraiu 700 corretores e distribuiu mais de 1 milhão de panfletos. Fez anúncios em jornais e revistas e um “corpo a corpo” em 30 pontos do comércio local. O resultado de toda essa estratégia de comercialização? Um total de R$ 140 milhões angariados em menos de um mês e a venda recorde de 90% das 151 unidades disponíveis em 15 dias. Com satisfação, a Ekko Group distribuiu meio milhão de reais prometidos como prêmio à equipe de vendas por ter antecipado o cumprimento da meta, que teria de ser alcançada em seis meses.
 
Da esq. para dir.: Mario Cosmo D'Andrea, presidente da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade e
Diego Dias, CEO da Ekko Group

 

55/Rio Hotel – Um casamento de dois séculos
Extraordinária harmonia entre diferentes tempos e estilos arquitetônicos 
                                         
 
Importante patrimônio arquitetônico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, datado do século 19. o antigo Hotel Bragança, em seu auge, hospedou artistas mundialmente consagrados como o pintor Di Cavalcanti e a atriz Carmem Miranda. Além do passado célebre, o edifício tem uma privilegiada localização na região central carioca. A oportunidade de fazer o retrofit desse imóvel em ruínas foi abraçada sem hesitação pela Gamaro Desenvolvimento Imobiliário.
 
A obra de intervenção e restauro foi iniciada em 2013 e finalizada em 2016 sob um desafiador objetivo: recuperar e reintegrar o imóvel histórico à Cidade Maravilhosa e, ao mesmo tempo, promover o casamento perfeito entre os séculos de sua construção e o atual ao incorporar ao conjunto uma nova torre, fazendo nascer o moderno complexo hoteleiro 55/Rio Hotel.
 
Genuína arquitetura brasileira
 
Seguindo projeto e orientações do Instituto Rio Patrimônio de Humanidade, o retrofit executado pela Gamaro resgatou toda a originalidade desse eclético exemplar da arquitetura brasileira, com duas cúpulas simétricas e características decorativas nas fachadas.  
 
Para o projeto da nova edificação foram realizados diversos estudos de volumetria. Com 106 quartos, o imóvel foi construído na parte posterior do terreno, com afastamento e altura que respeitam a edificação restaurada. Esta oferece 14 quartos e um bar no térreo. Um pátio com jardins e pergolados criam uma área de estar com personalidade única dentro do complexo hoteleiro, fazendo a perfeita ligação entre dois diferentes estilos arquitetônicos de extraordinária 
beleza.
 
Da esq. para dir.: Paulo Germanos, ex-presidente do Secovi-SP e coordenador da comissão organizadora do Master Imobiliário e 
 Angela Freitas, presidente da Gamaro Incoporadora

 

Patteo Olinda Shopping: o shopping de Olinda
A expressão mais contemporânea da sustentabilidade em um shopping completo
 
O primeiro shopping da histórica e turística cidade pernambucana de Olinda tem a estatura de um empreendimento de Primeiro Mundo. A HBR Realty Empreendimentos Imobiliários S.A. (Helbor) e o Grupo CM conseguiram máxima performance ambiental e tecnológica nesse projeto grandioso.
 
O estado da arte da tecnologia predial embarcada é um dos muitos aspectos que se destacam no Patteo Olinda Shopping. O empreendimento também apresenta um histórico meritório, pois registrou os mais baixos níveis de desperdício de materiais ao longo de sua construção. Hoje, sua operação é altamente eficiente, com uso inteligente dos recursos hídricos e da eletricidade. Sua manutenção simplificada resulta em grande redução nos custos e no impacto ambiental do edifício em Olinda, um município com forte perfil ecológico.
 
Impulsionador da economia local
 
Inaugurado no final de abril de 2018, o Patteo Olinda Shopping apresenta outro importante atributo. Na cidade-dormitório onde está localizado mostra-se como impulsionador da economia local, promovendo a criação de milhares de empregos diretos.
 
Esse empreendimento moderno e sustentável também conecta ao século XXI a histórica e sempre festiva Olinda, declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade, Com o Patteo Olinda Shopping, a região ganha uma oferta até então inexistente de alta gastronomia, entretenimento, cinemas, academia, uma unidade que congrega diversos serviços do governo que facilitam a vida dos cidadãos e uma universidade. Não poderia haver, em um único e espetacular projeto como este centro de compras, expressão mais contemporânea e completa da sustentabilidade que proporciona, a todos, um mundo melhor.
 
Da esq. para dir.: José Police Neto, vereador de São Paulo, Celso Muniz, presidente do Grupo CM,
George Jalil, presidente do Conselho da Miami Association of Realtors e
Henrique Borenstein, diretor presidente da HBR Realty 


Palácio Tangará: extraordinário oásis urbano SP
Uma experiência totalmente inédita no setor hoteleiro
                                        
 
Uma construção neoclássica abandonada há anos com dois excelentes atrativos: estar ao lado do Parque Burle Marx, uma imensa reserva de Mata Atlântica nativa, em um dos bairros mais nobres da capital paulista. Nesse cenário, com toda maestria, a HTB Engenharia e Construção S.A. executou um extraordinário retrofit que deu lugar ao Palácio Tangará. Mais que um hotel de altíssimo luxo, uma nova grife.
 
A revitalização arquitetônica do antigo prédio de quatro andares, iniciada em 2013, foi executado em três fases para garantir uma ocupação diferenciada. Foram reforçadas as fundações e o projeto deu novo design à fachada, telhados, divisões internas e instalações, A grande preocupação durante esse processo foi a preservação do meio ambiente do local e do entorno. As espécies de animais silvestres, como morcegos que tomaram conta da área, foram afastadas com luzes acesas dia e noite, por toda a edificação, durante meses.
 
Racionalidade construtiva
 
As partes da velha construção que precisaram ser removidas demandaram cuidado especial. Para que a poeira não proliferasse, foi erguida uma barreira de telhas com mais de seis metros de altura em toda a extensão da obra. As caçambas que receberam o descarte de gesso e dry wall eram umidificadas o tempo todo.
 
Um minucioso estudo detectou entre as áreas que deveriam ser impermeabilizadas, evitando demolição e re-execução  desnecessárias. O telhado de cobre, que já estava instalado, foi totalmente restaurado, retomando seu esplendor original. Sob o conceito Urban Resort and Spa Premium, o fabuloso Palácio Tangará oferece uma experiência totalmente inédita no setor hoteleiro do país.
 
Da esq. para dir.: Claudio Bernardes, Presidente do Conselho Consultivo e ex- presidente do Secovi-SP e
Presidente  do Conselho de Gestão da Secretararia Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo e
 Detlef Dralle, Diretor Presidente da HTB

 

COMVIVA inaugura o conceito de bairro colaborativo
Bairro colaborativo, um conceito inédito no interior de São Paulo
 
No mundo interior, as directories da sustentabilidade e da responsabilidade social convocam populações, empresas e governos a somar forças para otimizar a qualidade de vida dos bairros e cidades. Nesse contexto, chama a atenção o posicionamento da Lote 5 Desenvolvimento Urbano S.A., que tomou para si essa missão, ofertando à classe econômica o  COMVIVA, onde mais que morar, os condôminos  podem coexistir e prosperar juntos.   
 
O COMVIVA é mais que um loteamento residencial, é um empreendimento inteiro, projetado no interior de São Paulo, com foco nas pessoas. Criado com uma identidade própria, a de bairro colaborativo, visa fomentar a consciência e a convivência social de maneira planejada, promovendo segurança comunitária, economia colaborativa e lazer compartilhado, além de um urbanismo inovador em meio a áreas de preservação ambiental.
 
Sucesso de vendas apesar da crise
 
Os 49.906 m² de área verde preservada envolvem as três vilas projetadas: COMVIVA  Alegre,  COMVIVA Animado e COMVIVA Feliz. A preocupação da Lote 5 Desenvolvimento Urbano S.A. de manter todas as caracteristicas do empreendimento, no futuro, fez com que não só criasse normas de uso e ocupação do solo que todos os condôminos devem respeitar, mas uma Associaçao de Moradores formada por lideranças entre os proprietários que foram capacitadas para ter sempre em vista, nas suas decisões, o espirito amistoso e colaborativo do bairro.
 
Com o mote “O menor preço de Piracicaba”, foram utilizadas mídias tradicionais e digitais  no lançamento do COMVIVA, com preços variando de R$ 60 a R$ 86 mil. Apesar da crise econômica que atinge o pais, 90% dos lotes foram vendidos.
 
Da esq. para dir.: Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e
Arthur Matarazzo Braga, sócio da Lote 5 Desenvolvimento Urbano


Projeto Nossa Gente
Valorização máxima do capital humano
 
                                    
A indústria imobiliária depende de muitos fatores para obter êxito em seus empreendimentos, mas são as pessoas que esse setor emprega que têm um papel crucial nessa equação. A MPD Engenharia leva isso tão a sério que atribui a seus colaboradores o principal pilar do sucesso e da alta performance de seu negócio. Com uma politica constante, inovadora e consistente de valorização de sua equipe, não por acaso integra o seleto time das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
 
Criada em 2007, a Diretoria de RH da MPD está fortemente inserida no posicionamento estratégico da companhia. A área desenvolveu e lidera o Projeto Nossa Gente, onde estão reunidas as ações que olham, simultaneamente, para o lado humano e o desenvolvimento profissional da totalidade dos colaboradores, buscando proporcionar um ambiente de trabalho  equilibrado, com confiança, competência, colaboração e lealdade.
 
Interação com todos
 
Além de alcançar as áreas administrativa e operacional, o Projeto Nossa Gente engloba todos os canteiros de obras geridos pela MPD. Um exemplo de ação é a “Informática para Todos – Escola de Alfabetização Digital”, que visa desenvolver essa competência e o aumento da autoestima dos operários.
 
Os resultados positivos evidenciam-se em indicadores como o Turn Over, de apenas 1,6% ao ano. O tempo médio de casa dos funcionários é de 5 a 10 anos. Já no índice de Felicidade no Trabalho, avaliado pela FIA/USP, a nota alcançada pela MPD chegou a 81,4 em 2017. Além do investimento em seu capital humano, o Projeto Nossa Gente interage com os stakeholders, fortalecendo a reputação da MPD.
 
Da esq. para dir.: Heloísa ProençaSecretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento e
 Lúcia Meili, Diretora de Recursos Humanos da MPD Engenharia e Incorporação


Ed. Evaristo Comolatti - Ousadia e inovação na construção
Novo patamar de maestria técnica ganha visibilidade internacional
                                           
 
Poucos players, no mundo, têm vocação para desenvolver produtos imobiliários ao mesmo tempo únicos, inovadores e de natureza complexa, justamente por exigir soluções jamais imaginadas em um projeto. Essa combinação de expertises a STAN Incorporadora S.A. e a RFM Construtora têm de sobra. As duas companhias, que já conquistaram várias estatuetas do Prêmio Master Imobiliário, este ano angariaram novo reconhecimento pela ousadia da solução técnica adotada para materializar o Ed. Grande Ufficiale Evaristo Comolatti.
 
Para ter uma ideia, a torre corporate AAA foi construída sobre três tuneis técnicos pertencentes ao metrô da cidade de São Paulo. O terreno sempre foi considerado excelente por causa de sua privilegiada localização, mas estudos feitos por outras construtoras resultaram em desistência pela complexidade da implantação.
 
Contenção, fundação e gestão da obra
 
Com uma execução de excelência, a STAN e a RFM lançaram mão de um conjunto de técnicas e logística inéditas, gestão rigorosa de custos e riscos com  monitoramento em tempo real para viabilizar a construção das estacas implantadas a menos de 1m das paredes dos túneis do metrô.
 
Foram necessários mais de 100 caminhões para o deslocamento de entulho, controle de temperatura do concreto e instalação de sensores em áreas consideradas de alto risco. O uso de  tecnologias de ponta e uma equipe formada por profissionais do mais alto nível garantiram que esse extraordinário empreendimento comercial fosse alçado a case de visibilidade internacional. Mais: mantendo-se dentro do custo previsto, o Ed. Grande Ufficiale  Evaristo Comolatti foi entregue no prazo recorde de 20 meses.
 
Da esq. para dir.: Marcos Penido, Secretário Municipal das Prefeituras Regionais de São Paulo,  
André Neuding Filho, sócio diretor da Stan Incorporadora, Dener Brito, Diretor da RFM Construtora e 
João Carlos Saad, Presidente do Grupo Bandeirantes
 
  • Realização
  • FIABCI-BRASIL
  • SECOVI-SP